Escrevemos sobre unidades militares de elite do Brasil mas sem fanatismo ou embuste também falamos de unidades de elite estrangeiras. O nosso artigo sobre o SAS é bem interessante e é sobre a mais antiga e mais experiente de todas forças especiais. Leiam o artigo aqui.
E falando de unidades militares estrangeiras, nada mais natural que falar da Legião Estrangeira Francesa. E fica a pergunta: Por qual motivo tantos brasileiros se alistam na Legião Estrangeira Francesa ao invés de se alistarem nas forças armadas brasileiras? Tentarei responder isso mais tarde.
A Legião Estrangeira Francesa é uma unidade militar da França, criada no século XIX. É a mais famosa legião estrangeira ainda em operação no mundo embora a Espanha também possua uma unidade similar mas menos popular e operacional, a Legião Estrangeira Espanhola. Considerada um corpo de elite do Exército da França, a Legião é composta por homens estrangeiros, com idades entre 17 e 40 anos, que assinam um contrato de 10 meses de duração para combaterem em nome da França. Os salários variam entre R$ 3.145 e mais de R$ 11 mil mensais convertendo para o real (MAS LEMBRE-SE, pessoas sem experiência em viagens, na França AS PESSOAS GANHAM EM EURO MAS GASTAM IGUALMENTE EM EURO) dependendo das qualificações que possui e se está participando de uma operação no exterior.
Na foto, 12 brasileiros, integrantes da 2ª e da 3ª companhias do
2º Regimento Estrangeiro de Paraquedistas, na base de Tessalit, montada
durante a Operação Serval (Foto: Diego Gonzales/Arquivo Pessoal)
A Legião é considerada uma tropa de elite basicamente formada por unidades de infantaria pronto-emprego com outras unidades de apoio. A Legião não é uma unidade de forças especiais da França. Outras unidades francesas fazem o trabalho de forças especiais.
O processo seletivo é feito unicamente no quartel do 1º Regimento Estrangeiro em Aubagne, cidade a cerca de vinte quilômetros de Marselha, no sul da França.
Alternativamente, informações podem ser obtidas em um Posto de Informações da Legião Estrangeira (PILE), disponíveis nas cidades francesas de Aubagne, Bordeaux, Lille, Lyon, Marseille, Metz, Nantes, Nice, Paris, Perpignan, Reims, Rouen, Strasbourg e Toulouse.
A seleção ocorre unicamente em solo francês "hexagonal", os voluntários não podem se alistar na Guiana Francesa.
Para participar do mesmo é necessário:
- ser do sexo masculino (podem chorar, feministas);
- ter entre dezessete e quarenta anos;
- portar um documento de identidade válido internacionalmente, ou seja, um passaporte válido;
- Não precisa ser solteiro pra se alistar;
- Não é obrigatório falar o francês, pois aprenderá durante o ofício.
- Treinamento inicial de 4 semanas — iniciação ao estilo de vida militar; atividades de campo; aprendizado das tradições da Legião Estrangeira;
- Marcha do "quépi branco" e cerimonia de graduação — 1 semana;
- Treino técnico e prático, alternando entre quartel e campo — 3 semanas;
- Treino em montanha (chalé Formiguère na região dos Pirenéus franceses) — 1 semana;
- Novo treino técnico e prático, alternando entre quartel e campo — 2 semanas;
- Exames e obtenção do certificado técnico elementar — 1 semana;
- Marcha do final do treinamento básico — 1 semana;
- Escola de veículos pesados e caminhões — 1 semana;
- Retorno a Aubagne antes da partida para o regimento onde irá servir — 1 semana.
século XIX. Antigamente, muitos criminosos se alistavam na Legião fugindo da justiça e muitos tinha certeza que as missões da Legião eram o caminho certo para a morte mas a preferiam do ir para a cadeia. Hoje muita coisa mudou e o processo seletivo é bem mais refinado assim como o treinamento militar.
A Legião Estrangeira Francesa também possui unidades paraquedistas e de guerra na selva. E muitos brasileiros fazem parte delas. O Brasil possui uma razoável quantidade de militares na
Legião.
Quer se alistar na Legião? Prepare-se fisicamente e intelectualmente. Tudo tem um preço é um prazo a ser cumprido. Não se aventure, pois não há espaço para amadores ainda mais em um lugar com pessoas de todo mundo.
Site oficial da Legião Estrangeira Francesa em português: http://pt.legion-recrute.com/http://pt.legion-recrute.com/
E a pergunta: Por qual motivo tantos brasileiros se alistam na Legião Estrangeira Francesa ao invés de se alistarem nas forças armadas brasileiras?
Deixo os legionários com a resposta:
".....Após trabalhar por dois anos na cozinha da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (Espcex), em Campinas (SP), o soldado Pascoal (nome ficíticio), de 23 anos, ingressou na Legião também buscando viver experiências reais de combate...."
Com especialização de Comandos no Brasil, o curso que prepara tropas especializadas para as mais diversas situações, e tendo atuado em Goiânia (GO) na Brigada de Operações Especiais, a tropa de elite do Brasil, Irineu pertence à 2ª Companhia do 2º Regimento Estrangeiro de Paraquedistas e chegou a Tombuctu de paraquedas, realizando um salto em alta altitude, sem que as pessoas em terra consigam ver a aeronave, e chegando ao combate em meio ao território inimigo.
".............Tomamos a cidade em mais de 15 horas de combate após chegar a terra. E o melhor é que chegamos saltando. Um salto operacional não tem preço, é o sonho de todo combatente. Nos preparamos a vida inteira para isso”, diz Irineu, que está na Legião há 6 anos......................"
1-Nas reportagens que leio noto legionários que não foram aceito pelas forças armadas do Brasil por algum motivo, pessoas que foram aceitas mas viraram lavadores de pratos, cortadores de grama ou outros serviços braçais sem nada aprender como militares ou ex-militares operacionais que queriam mais do que o as Forças Armadas do Brasil ofereciam. Sei de excelente soldados que tinham tudo para serem forças especiais mas a arcaica mentalidade das nossas forças armadas quase destruiu seus sonhos. Estas pessoas foram para os Estados Unidos e realizaram o sonho de ser um militar operacional.
2-Infelizmente, o Brasil possui um processo seletivo muito travado para um militar se tornar um comando ou força especial desde a parte burocrática até a parte logística. Um recruta raramente vai ter contato com um comando ou forças especiais.
3-Saliento que o SAS, que considero a melhor unidade de forças especiais do planeta tem um processo seletivo relativamente simples se comparado ao Brasil e militares de qualquer arma ou serviço tem a mesma chance de passar na seleção. Não existem pré- requisitos como ser paraquedista, comando ou isso ou aquilo. Depois de passar a rígida e funcional seleção e uma processo de formação o militar é colocado em operações reais ao mesmo tempo que faz cursos de aperfeiçoamento.
4-Imaginem a dificuldade que é ir para a França (hoje bem menos que antigamente), aprender um novo idioma (felizmente o francês é uma língua latina como o português) e um modelo de operar de uma outra cultura? Estes militares poderiam muito bem ser aproveitados no Brasil mas o nosso sistema é antiquado, fazendo com que muitos militares sejam mais concurseiros que militares operacionais.
5- Para finalizar, em grande parte do planeta, militares são respeitados pelo povo por proteger a população e defenderem os interesses da nação. No Brasil infelizmente existe jornalista que defende ditaduras comunistas e gosta de colocar o povo contra os militares sempre levantando o fantasma do regime militar que é passado.
Todo respeito aos bravos soldados da Legião.
Bom dia!
ResponderExcluirInfezlimente o Brasil se tornou um país de faz- me -rir.
Sou de Juquitiba-SP, tenho 21 anos, e tentei servi o exercito brasileiro 2 vezes.
Primeiro vez fui dispensado sem a menor razão ou explicação do porque, sendo este o alistamento obrigatório com 18 anos, em Osasco. Depois tentei denovo com 19, mas... adivinha? Fiquei no excesso de contigente aleatório: eram 3 filas e 3 carteiras- serviços gerais, infantaria e dispensa. Eu, infezlimente pra mim, cai na dispensa.
Hoje estou em Portugal e ano que vem vou para legião francesa. Exercito sempre foi meu sonho desde dos 10 anos de idade.
Um pais que nao tem respeito pelo seu povo, pelos seus objetivos, pelo indivíduo em si, não deve ser respeitado ou lembrado.
Carrego em minhas costa tremendo rancor e odio de quando vivia no Brasil. Aqui vejo tremendas diferenças de um pais pro outro: Portugal vs brazil. Passei a respeitar e admirar portugal.
Se é na legião francesa onde posso realizar meu sonho de ser e servi ao meu propósito e ideais... é pra que vou.
Estou escrevendo isto porque vi os comentarios e me identifiquei com os pensamentos dos jovens. Concordo com tudo que foi escrito.
Por fim, acho que pra este pais (brazil) mudar, tem comecar que tratar principalmente a futura geração com respeito, oferecendo oportunidades para todos: aqueles que são mais inteligentes e para aqueles que não são tão privilegiados. Para que todos possam seguir sua vida de modo digna e feliz.
Se tu passar nos testes kkkkkk....que não é fácil seu c4..Ou vc acha que o básico deles é fácil seu merda5
ExcluirVc é que pior que nem nome tem.
ExcluirTodo mundo com força de vontade passa nos testes
A legião tem história, infelizmente ela é 100% voltada para combate mesmo e eu me interesso mais pelos cargos de oficialato na inteligência do exercito, mas boa sorte para quem vai.
ResponderExcluirNunca Desista dos Seus Sonhos!
ResponderExcluirSELVA!!!
A matéria está cheia de erros. Para começar o contrato inicial é de 5 anos!
ResponderExcluir6 meses y no 5 primer contrato..saludos
ExcluirSou policial militar há 19 anos, a população brasileira foi adestrado a ignorar seus agentes de segurança!
ResponderExcluirSem comentar q são maioria corruptos né....
ExcluirGeralmente as pessoas que procuram a Legião Estrangeira são extremamente preparados fisicamente, mas intelectualmente não conseguem fazer um ditado de 10 palavras sem errar uma. ��
ResponderExcluirCaballero ahora 6 meses y con matices..saludos
ResponderExcluirFoda! Depois que os Militares erroneamente largaram o poder em.1985, as Forças Armadas Brasileiras foram negligenciadas ao Extremo! A esquerda assumiu o poder e anulou todo e qualquer incentivo, as verbas eram insuficientes, e nunca criaram um Grupo de elite como existem em outros países como USA e Israel! Para esquerda, a policia e as forças armadas são dispensáveis, pois esquerda detesta regras!
ResponderExcluirO Foda disto tudo é que até meus 40 anos de idade eu não ligava para Política, pois e um assunto ULTRA chato, sacal e massante!
Mas os anos passam e ficamos mais espertos com a idade!
TUDO, TUDO MESMO ESTÁ LIGADO DIRETAMENTE A POLÍTICA!
Se até hj temos um força militar RIDÍCULA, fiquem certos que não é culpa dos Militares! E sim dos políticos sujos, onde atualmente são 70% (mas já foram 95% de esquetda) de imundos de esquerda onde seu intuito é Onde ganhar mais dinheiro, como superfaturar mais, como subornar para ganhar licitações, acordos políticos para ganhar mais verbas e por ai vai!
Óbvio que todos já sabem disto tudo!
Mas o que as pessoas não sabem ou não querem saber é que temos que tomar um posição contra esquerda AGORA! Pois se eles, a esquerda, voltar ao poder, o Brasil está perdido e o comunismo tomará conta de tudo! E ai, fio: FUDEU TUDO!
Com a Direita no poder, é uma questão de tempo para termos um Tropa de Elite Brasileira! Temos muitos Culhudos Guerreitos Brasileiros atualmente e teremos muitos mais com a Direita no poder!
Se liguem Guerreiros: a esquerda sempre quis o caos, a baderna a corrupção e odeiam os Militares!
Nós, ex militares devemos isto ao País!
Devemos defendê-lo com unhas e dentes deste Câncer que é o comunismo!
Pensem nisto!
quanta ilusão, bolsonaro ta preocupado com o filho e não com força militar.
ExcluirCaballero ahora 6 meses y con matices..saludos
ResponderExcluirLa legión Étrongére es una opinión de vida..un legionario es un aventurero..esta fuerza es para quienes gustan aventurarse lo demás es historias..saludos au revoir..
ResponderExcluirSó complementando...
ResponderExcluirJá tive a oportunidade de conversar com pessoas mais velhas do que eu, que vivenciaram os anos do Poder Militar!
Das diversas pessoas que tive o prazer de conversar a respeito, um grupo bem eclético tenho de reconhecer, tinham militares, parentes de militares mas a grande maioria eram civís!
Estas pessoas, em sua grande maioria, tem a convicção de que nunca existiu uma "Ditadura" e sim uma das melhores épocas que o Brasil já teve!
Corrupção quase zero!
Hospitais bem equipados, com ótimos médicos!
Pobreza quase zero!
Taxa de desemprego na faixa de 10% da população!
Taxa de analfabetismo comparada aos países de 1° mundo!
Não existiam tráfico, traficantes, facções e drogas! A vagabundagem não se criou na época militar!
As pessoas andavam seguras nas ruas, pois a vagabundagem sabia que se fossem pegas, ou morriam ou iriam apanhar muito da polícia!
O Brasil tinha um PIB interno bruto excelente, nos moldes dos USA!
O país se encaminhava para o grupo de elite dos países mais ricos!
Claro que existiam e existem aquelas pessoas que não gostaram da Época Militar, intitulando-a como "ditadura!
Mas porqué? Porque? Fácil. Aqueles vagabundos que não aceitam regras, odeiam a policia, fumam maconha até hj, pregam o comunismo para os outros não para eles!
Na escola, nunca nos contaram a verdade, nunca! Sempre colocaram pra nós que a "ditadura" era ruim, não prestava, os abusos de poder e por ai vai!
Mas a realidade é que o que não possui regras, que não possui diciplina não se sustenta!
A esquerda prega o "paz e amor" para com os vagabundos! A esquerda prega que os policiais lutem contra com flores contra a vagabundagem que carrega AK 47!
A esquerda criou os "direitos humanos" que só protege os vagabundos!
A esquerda prega a "responsabilidade social", o "politicamente correto", a "inclusão social"! Tudo balela para justificar que o socialismo é falho em diversos aspectos! A mesma esquerdalha que cria o politicamente correto e a mesma esquerda corrupta que livra seus integrantes que corrompem, superfaturam, subornam e cometem crime a toda sorte.
Os sociólogos, os filósofos, os cientistas políticos, essa turminha que foi formada em faculdade pública e fuma macomha até hoje, a turminha da "liberação das drogas" como caetano veloso e gilberto gil; estes são os defensores ferrenhos de que existiu a tal "ditadura"! Bando de vagabundo que sempre teve uma vida fácil, com padrão financeiro alto, claro, financiados pelos pais! Nunca trabalharam, vadiavam o dia inteiro, fumavam maconha, falavam mal dos pais e do governo e levaram 10 anos para concluir o ensino superior!
Esta é a turminha que hoje fazem parte do psol, do pt, ptb e todos os demais partidos de esquerda!
Pensem nisto!
Esta turminha do "paz e amor" deseja o caos e o poder!
Não estão nem ai para o povo ou para o Brasil!
Só visam mais poder, mais dinheiro, leis mais brandas para nunca, jamais serem presos e se perpetuarem no poder!
Leia mais!
Prestem mais atenção na política, pois ela é o caminho para tudo:
- Segurança, Educação, Saúde, Força Militar Forte, Emprego, Ciência e Tecnologia, etc.
Pensem Nisto!
Acordem para vida!
Saiam da sua zona de conforto!
Pois os nossos atos de hoje, refletirão no futuro, no legado que deixaremos para os nossos filhos e netos!
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÉ possível entrar para a legião estrangeira aos 41 anos ❓
ResponderExcluirJá servi o exército brasileiro no ano de 1998
Kkkkk só por Deus
ExcluirJá fomos educados e "corrompidos" pelo sistema político brasileiro.
ResponderExcluirContinuamos votando nos mesmos do passado. Achando que a direita vai dar certo. Não deu. Votamos como se os atuais político fossem time de futebol.
Devemos votar em pessoas e não em partido. Há militares interessados na suas carreiras e não no país. Logo, julgo que há militares iguais aos atuais políticos.
Nunca fez tanto sentido a frase que um dia meu pai me disse.
ExcluirTrocam se as moscas mas a merda continua a mesma, as coisas nunca irão mudar no Brasil se não assumirmos a culpa, não é dele ou dela a culpa, é de todos nós brasileiros que deixamos chegar a esse nível, somos um exército de mais de 200 milhões, vamos pensar em que estamos fazendo de errado, olhar nossos próprios erros enquanto pessoas, enquanto cidadãos, e corrigir nisso, pensem cada pessoa fazendo o melhor pra ti, sem fazer merda, já vai ser um grande passo.
O exército não valoriza os militares brasileiros então os que já serviram as forças armadas só passa 7 anos e depois dispensado como um lixo e como só tiveram a aquela vida de milita procuram as forças armadas estrangeiras lá eles valorizam os militares. Selva
ResponderExcluirFaltou esmiuçar sobre O QUE FAZ A LEGIÃO ESTRANGEIRA.
ResponderExcluirNosso país não tem guerras então para os amantes de.bombas.e.tiros outras nações é mais viáveis.. ..
ResponderExcluirComo faço pra servir na legião estrangeira?
ResponderExcluirJá servi as forças armadas por serviço obrigatório e já recebi baixa...????
É uma vergonha servi outro país além do Brasil...... VIVA ORDEM, VIVA AO progresso, VIVA A República BRASILEIRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirNão é uma vergonha para nós e sim para o brasil, esta mais que certo servir a outro pais onde se tem valor
ExcluirVergonha é usar uma farda para limpar lote e caçar misquuto da dengue recebendo um salário de fome.
ExcluirRespeito a todos que procuram a legião, por necessidade ou mudança de vida, não é desvalorizar o Brasil, mas sim valorizar primeiramente a ti mesmo, como profissional e pessoal, máximo respeito legionários, que independentemente da Bandeira seguem pra um único propósito, ajudar pessoas.
ResponderExcluirVou dizer por quais motivos me tornei um militar na legião estrangeira.
ResponderExcluirSou nascido no RS mas criado em Pernambuco. Como muitos riograndenses, possuo muitos parentes militares. Queria me alistar na Brigada Paraquedista como muitos. Sai de Pernambuco naquela época ainda de ônibus e fui visitar uns parentes do RJ que me acolheram muito bem. Meu tio, ex-paraquedista assim como o meu pai, me deu muito apoio. Fui em junta militar perguntar como era o processo e eles me disseram que era muito complicado e somente selecionavam residentes do RJ no alistamento obrigatório sendo muito complicado eu entrar. Era caro eu me manter no RJ sem trabalho. Tentei mas passava em entravista mas nunca me ligavam. E os paraquedistas que conheci, rapazes amigos do meu primo, se achavam Deuses por pagar flexão e falar girias militares. O sargento da junta militar me mandou fazer a ESA ou AMAN para me tornar paraquedista. Voltei para Pernambuco e me alistei para me tormar um infante da caatinga. Depois do meu periodo inicial e mesmo querendo ficar, fui "dado baixa".
Depois disso, trabalhei, juntei dinheiro e vim para a França e depois de ralar no idioma, financeiramente e na vida pessoal, finalmente me tornei um legionário paraquedista.
Em resumo: o militar do Brasil se tornou um concurseiro para ter aposentaria. Se o exército não fosse tão burocrático no que diz a respeito a idade, concursos e etc não teriam tantos brasileiros na Legião. Muitos militares de carreira principalmente da AMAN, pagam um embuste absurdo e humilham praças por terem feito um concurso sendo que muitos foram bem educados por serem filhos de oficiais ou generais.
O jovem comum que em geral vai ser praça no Brasil ainda sofre da falta de um treinamento para ser operacional de fato. Um ou outro quartel que tem a sorte de terem sargetos operacionais de verdade que faz a coisa melhorar. O resto? Embuste. O soldado normal nem sabe o porque das coisas.
Na legião,todo mundo entra igualmente e claro por n motivos. Mas o treinamento, operacional de verdade, é para todos. No Brasil para ser um operacinal como comando tem que fazer concurso, isso se ainda não serviu anos como soldado. Depois tem que fazer curso de comandos, PQD e FE e tudo o mais para se sargento ralar em missão de mentir para ganhar pouco enquanto oficial paga embuste por alguns anos e tem um razoavel retorno financeiro. Os praças no Brasil, devido a arcaica mentalidade militar das FA, são vistos como ignorantes e escravos de general, sem acesso a treinamento adequado e principalmente respeito. Do Reino Unido aos Estados Unidos e França, praças tem uma certa dignidade, respeito e treinamento adequado pois estes lugares sabem que bons praças sempre foram a base de tudo, inclusive unidades de elite. Li sobre o SAS e qualquer militar que tenha 3 anos na ativa, qualquer um pode aplicar para o processo seletivo. Passar são outros 500. No Brasil tudo se baseia em passar em concurso para ter aposentaria e virar um dependente estatal. Na legião existem peixes e outras coisas similares as FA do Brasil. Mas tem muita coisa que no Brasil somente comandos e FE fazem isso que a legião nunca foi unidade de FE e comandos.
Como disse o amigo acima: Respeito a todos que procuram a legião, por necessidade ou mudança de vida, não é desvalorizar o Brasil, mas sim valorizar primeiramente a ti mesmo, como profissional e pessoa.
Sei de muito moleque que quer servir no Brasil mas no final vivem fazendo cricri, faxina e viram escravos de aspirante frustrado ou oficial/ sargento obeso que nem respeito por eles tem e nunca tiveram ou terão missão de verdade. Aqui na legião tem faxina mas tem treinamento de qualidade e missão de fato.
Militar concurseiro que atira uma vez por ano e paga embuste em formatura tem que se olhar no espelho para criticar a legião e os brasileiros que lutam por ela. Nunca desistam dos seus sonhos mas meditem se vcs realmente querem o que vcs pedem. A parte mental deve estar em dia na Legião.
#Legião_pátria_nostra
Por qual motivo tantos brasileiros se alistam na Legião Estrangeira Francesa ao invés de se alistarem nas forças armadas brasileiras? Resposta: As forças armadas nunca escolhem o militar por ser bom militar. Arcaicos, escolhem o pessoal por concursos públicos, uma idiotice sem tamanho. O miliar para ser forças especiais por exemplo tem que passar em concurso (aman, esa) e somente depois escalar os cursos um por um e ter a oportunidade de ser operacional. No SAS britânico por exemplo depois de 3 anos qualquer um pode ser voluntaria para passar no teste das forças especiais. Soldados formam a base das forças especiais deles. Na Legião Estrangeira, mesmo sem nunca ter sido uma unidade de FE e o idioma podendo a vir a ser uma barreira que pode ser superada, existe change de ser operacional de fato. A forma arcaica de selecionar militares no Brasil via concurso e a burocracia para tal que impoe um limite de idade absurdo faz com que jovens se alistem para combater em outros lugares mesmo tendo dificuldades. Um outro exemplo: Os paraquedistas britânicos selecionados provem de todo o Reino Unido desde o soldado ao oficial. No Brasil, selecionam soldados basicamente que residem no Rio de Janeiro, terra do trafico de drogas. E se for de outro estado somente vai tentar entrar no curso de paraquedista se o militar for concursado. Inclusvie para entar na Abin e PF, somente quem passar em concurso. Tem idiota ainda que acha isso legal. Depender de concurso para entrar em unidades militares e de inteligência. Coisas arcaidas do Brasil. Viva a Legião.
ResponderExcluirE falando da Aman....Muitos oficiais ainda vivem na bola da Aman. Tratam subalternos como escravos, se baseando em um conceito de hierarquia antiquado de "deve fazer o que eu mandar, sem questionar nada". Hierarquia sempre foi uma necessidade de unidades militaers mas nas FA brasileiras existe muito abuso. Muito oficial depois de formado vira um obeso ditador que passa longe de ser um militar operacional. Ainda vivem naquela bolha de universidade militar, lemnbrando do passado, de girias idiotas, de brincadeiras de menino como o palhaço flexão e o monstro verde da infantaria. Na hora que a bala come e tem que ser operacional, pedem arregos para os sargentos, cabos e soldados. Na Legião existe brincadeiras sim, mas o espirito de corpo une a todos de modo igual. Os oficiais no Brasil se acham deuses acima dos soldados e a maioria dos oficiais nunca opera de fato. Somente entram em unidades operacionais pois as regras os privilegiam. Viva a Legião.
ResponderExcluir