sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Saiba mais sobre o Special Boat Service (SBS), os Navy Seals do Reino Unido



Você provavelmente já ouviu falar sobre o SAS, a unidade de forças especiais mais renomadas dos militares britânicos que se tornou famosa em maio de 1980 como resultado de seu envolvimento heróico no cerco da embaixada iraniana (assista um filme no cinema sobre eles. Leiam mais aqui) .

Mas o que você sabe sobre o SBS? O ramo das forças especiais da Marinha é igualmente qualificado e igualmente secreto sobre suas operações. O SBS possui como equivalente  os US Navy Seals (EUA), Shayetet 13 (Israel) e o GRUMEC (Brasil).

O SBS, ou o Special Boat Service (Serviço de Bote Especial no nosso idioma), principalmente recrutas dos Royal Marines commandos, uma parte dos militares já considerado uma força de elite. O SAS aceita militares de todas as unidades e setores, do Royal Marine Commando ao cozinheiro, MAS desde que passe no longo processo seletivo e atue como boa conduta por ano depois de receber a boina cor de areia (processo sem formaturas e pompas).

O SAS faz deste modo para manter a humildade do militar. Aceita militares de todos as unidades pois o diferencial do soldado que combate a guerra irregular é a criatividade e pensar diferente dos demais.

Apesar de sua natureza secreta, o SBS assimo como o SAS, começou durante a Segunda Guerra Mundial como uma unidade especializada do Exército treinada para realizar operações anfíbias difíceis. Os Navy Seals, Comanf e Grumec nem existiam ainda naquele tempo.

O principal papel do SBS é reunir informações sobre objetivos, determinar a direção do fogo da artilharia naval e operar como uma unidade de combate ao terrorismo marítimo.

No nascimento da unidade, os homens trabalhariam em pares, remando a terra em pequenos botes lançados a partir de submarinos para sabotar as linhas de trilho e comunicação inimigas.

Eles também plantariam minas em navios inimigos, usando a habilidade de trabalharem disfarçados e utilizar o elemento de surpresa como meio de fazê-lo.

O SBS ainda desempenha um papel ativo, embora muito secreto, nas operações militares; Eles serviram recentemente no Afeganistão e no Iraque.



Enquanto em solo afegão, os relatórios sugeriram de uma invasão da SBS aonde eles resgataram dois soldados italianos capturados pelos talibãs.

Infelizmente, em 2012, a SBS falhou em sua operação para resgatar o refém britânico Christopher McManus e seu colega italiano quando foram levados como captores na Nigéria.

Infelizmente, ambos os homens foram mortos pelos homens armados que os mantiveram.

Rivalidade
Não surpreendentemente considerando que ambas as organizações acreditam ser as forças militares de elite do mundo, existe uma rivalidade de longa data entre o SAS e o SBS.

Mas não há duvidas de que o Serviço de Barco Especial tenha que passar por um dos processos de seleção mais difíceis do planeta.

Começando com quatro semanas de testes de resistência, isso é projetado para "eliminar" qualquer pessoa sem o nível de aptidão necessário.

O teste de resistência termina em uma marcha de 40 km para ser concluída em menos de 20 horas, enquanto carrega bergens  (mochilas) pesados.

Eles também serão submetidos a treinamento da selva, que é projetado para empurrar os recrutas para os limites de sua resistência, pois eles são forçados a navegar, patrulhar e sobreviver nas densas selvas de Belize.

Provavelmente, o elemento mais difícil do processo é o curso de sobrevivência de combate de quatro semanas.

Aqui, as tropas serão ensinadas sobre técnicas de fuga e evasão antes de embarcar em exercícios onde foram "capturados" pelas tropas inimigas e submetidos a interrogatórios intensos.

Aqui, eles serão privados de comida, água e sono, colocados em posições de estresse e submetidos a explosões intermitentes de ruído, após o que serão interrogados.

Além de fornecer seu nome, data de nascimento, número de série e classificação, eles só podem responder perguntas com a resposta "Não posso responder a essa pergunta".

O estágio final de treinamento é o Curso de Treinamento em Canoas, que se concentra nas habilidades específicas do SBS, principalmente demolições subaquáticas, reconhecimento de praia e técnicas de levantamento.

O meio primário que o SBS usa para realizar suas operações secretas continua a ser a canoa.

Este pequeno barco oferece o meio perfeito para deslizar silenciosamente através da água, invisível e inaudito pelo inimigo desavisado.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Dica de cinema do melhor filme do ano sobre Forças Especiais: 6 dias



Leitoras, leitores e amantes de cinema que gostam de filme sobre Forças Especiais e história: O filme 6 dias (6 days em Inglês) chega nas telas dos cinemas no exterior e esperamos que assim seja no Brasil.

O filme relata como a melhor tropa de elite do planeta (o SAS, Forças Especiais do Reino Unido) resgatou inocentes de terroristas nos anos 80 durante o regate da Embaixada do Iran em Londres.

Aprenda mais o SAS neste post AQUI.

O SAS atua desde a II guerra mundial em diversos conflitos pelo mundo. Da selva ao deserto e ambientes urbanos. De emboscadas, incursões, resgates ou coletando informação e fazendo vigilancia, o SAS opera de modo amplo e pensando muito mais que a mente limitada de um militar convencional mais preocupado em formaturas e embustes.

O SAS durante este resgate obedecia ordens diretas da primeira ministra do Reino Unido daquele tempo, Margaret Thatcher, que era uma grande defensora das Forças Especiais do. Reino Unido

Para quem se diz estudioso das  Forças Especiais e acha incorretamente que tudo se resume a grito, tiro e bomba aconselhamos a estudar mais e rever este conceito.

Um diretor de cinema e amante de história da Forças Especiais resumiu bem: "um filme que retrata o resgate de inocentes pelo SAS. Um tempo que terroristas eram tratados como terroristas e preparo, planejamento e operacionalidade mostraram que sempre geram resultado".

Traile do filme abaixo:


segunda-feira, 7 de agosto de 2017

História e fatos desconhecidos das forças especiais


 
Embora muitas pessoas  pensem que unidades de elite tenham sempre sucesso (e muitas possuem um alto grau de sucesso quando operam), muitas vezes o nascimento destas unidades é sofrido e esnobado pelos militares convencionais que possuem uma mente limitada. O leigo em geral desconhece estes fatos desconhecidos das forças especiais que tentam manter tudo em sigilo.

Um soldado de força especial é completamente diferente de um militar convencionado embora inicialmente em geral deva passar por um tempo inicial como militar convencional.

Infelizmente um leigo possui o estranho costume de ao  ver uma foto de um militar bem equipado pensar que tal militar é de uma força especial. Isto nunca vai dizer de qual unidade ele pertence. Ele pode ser de uma unidade de infanta ria especilizada ou quem sabe pagando embuste (algo muito comum nas nossas forças armadas).

Ser um militar de força especial  vai além de ser um que faz cangurus, falar girias idiotas ou correr muito.  Um militar de força especial tem pouco a ver com uma hierarquia austera e cega.  E muito menos vai querer pagar embuste e ficar se exibindo a toda hora com uma tatuagem  na face como “sou da unidade de elite”.

Querem saber os motivos? Simples. Tais unidades devem agir e operar de modo secreto. Se a unidade aparece demais e mostra os seus treinamentos na TV ela pode ser boa mas passa longe de ser a elite da elite.  O mesmo vale para o militar. Quem muito quer aparecer por ego inflado, nunca vai ser de uma unidade especial.

Como disse um certo soldado do SAS uma vez: "somos o grupo de homens que chega no lugar sem ser notado, faz o que deve fazer e sai sem ser visto, sem fazer dramas ou querer aparecer. Debatermos os nossos problemas em segredo e voltamos a operar do mesmo jeito em outro lugar."

Agora vejamos uns fatos e história pouco conhecidos das forças especiais (nos referimos ao SAS e a Delta Force em especial). O SAS é a unidade base que moldou as forças especiais ao redor do planeta. Escrevemos sobre eles.  Fontes utilizadas: livros dos  falecidos criadores e soldados destas unidades.

1-Unidades como o SAS , Delta Force e Team 6 nao tem missoes reconhecidas pelos proprios governos. Na verdade os governos se negam a comentar sobre tais unidades.

2- O SAS quase nao foi criado durante a II guerra porque os militares convencionais nao entediam o objetivo da unidade  que era pequena e agressiva.  O criador do SAS sofreu boicotes e ataques de outros oficiais que achavam o SAS um bando de militares aventureiros malucos.

3-O criador do SAS nao era bem visto por militares convencionais porque era um oficial criativeo e rebelde e de certo modo, playboy. Ele teve que pular o muro de um prédio militar para entregar o documento que propunha a criaçao do SAS para um general que era um dos poucos a simpatizar com ele. O Reino Unido no momento estava perdendo a guerra para a Alemanha que possuia unidades de elite bem operacionais.

4-Muitos dos originais militares do SAS vieram de todas as outras unidades do exército britanico. Uns eram comandos que ficavam chateados pois muitas missoes dos comandos eram canceladas e as unidades dos comandos eram enormes. Outras vieram de unidades nada operacionais ou eram civis.

5-Um dos maiores guerreiros do SAS durante a II Guerra ao ser recrutado pelo SAS estava na cadeia por ter dado um soco em um oficial do exército britanico. Era jogador de rugby com um temperamento explosivo e detestava oficiais em geral.

6-Os primeiros treinamentos do SAS sofriam por falta de recursos. A base no deserto foi formada depois de soldados do SAS terem roubado equipamentos de militares da Nova Zelandia pois a Inglaterra nao tinha fornecido recursos.

7-O treinamento de paraquedismo foi improvisado pulando de jipes em movimento.

8- Uma regra base do SAS que dura até hoje: quando operando no campo , as operaçoes sempre sao planejadas pelos homens que estao operando e NUNCA pelos oficiais que se encontram longe da area de operacao.

9- Praticas militares como ordem unida e outras pompas militares nao sao bem vistas pelos soldados do SAS. Motivo? Nada operacionais e perda de tempo.

10- Em operacoes na selva e outros lugares, praticas militares muito comuns como fazer a barba, polir coturnos e outras coisas nunca sao feitas.  O SAS iniciou a operar na selva ainda nos anos 50 quando combatiam guerrilheiros comunistas com o apoio do povo local. A guerra na selva é uma especialidade deles também.


11- O criador norte-americano da Delta Force se inspirou totalmente no modelo do SAS para criar a Delta Force.

12-Do mesmo modo que o criador do SAS sofreu ataques dos militares convencionais ingleses, o criador da Delta Force sofreu ataques dos militares convencionais norte-americanos que nada entendia do conceito de forças especiais baseados no SAS. Os Estados Unidos ja possuiam os boinas verdes na época que a Delta Force foi criada e os boinas verdes eram orgulhosos. Porém, o treinamento na época era pouco realista e os soldados ainda eram pouco criativos se comparados com o SAS.

13-O cridador da Delta Force americana passou um tempo em treinamento com o SAS em virtude de um programa de intercambio entre o governo do Reino Unido e dos Estados Unidos. Ele ficou surpreso com o ambiente sem ordem unida, formaturas e o pouco respeito dos soldados com os os oficiais. O ambiente era completamente diferente dos boinas verdes.

14- Uma certa vez, ao ver dois soldados do SAS sentandos no solo bebendo cha e um pouco desleixados, o oficial norte-americano, acostumado ao modelo mais convencional dos boinas verdes, pediu aos soldados que fossem fazer algo e exigiu disciplina e foi ignorado pelos soldados do SAS.

15- Embora os soldados do SAS fossem diferentes dos norte-americanos no seu modo de agir,, quando operavam mostraram um alto grau de adestramento com um treinamento mais realista do que ficar correndo e pagando cangurus: navegar por terrenos com alto grau de dificuldade carregando fardo pesados, uso de municao real e outra técnicas que deixaram o futuro criador do Delta Force impressionado.

16- O SAS foi a primeira unidade a criar uma tropa anti-terrorista ainda nos anos 70 ajudando o GSG9 a salvar reféns na Alemanha.

17- Em 1980 o SAS salvou reféns no resgate da Embaixada do Iran. Tal acontecimento é modelo de como atuar com terroristas.

18- O SAS teve reconhecimento e era sempre louvado pela primeira-ministra Margareth Tatcher que sempre foi um fiel defensora do Regimento.

19- O SAS possui unidades similares como o SAS australiano e SAS neozelandes. Todos nasceram do conceito original do SAS.