domingo, 22 de janeiro de 2012

História- O gaúcho que fundou a melhor escola de guerra na selva do mundo (CIGS).


Muitos falam sobre o Centro de Instrução de Guerra na Selva do Brasil (CIGS), considerado o melhor centro desse tipo no mundo por muitos soldados estrangeiros. Mas poucos falam ou sabem quem o criou. Concordo plenamente sobre a nossa fama de melhores.Claro, não somos os únicos que possuem uma unidade especializada em combater nesse ambiente. Confiança deve ser algo muito diferente de arrogância e nacionalismos cegos. Isso é sempre bom lembrar aos mais  grandiosos sonhadores. Mas sei que tal centro que é modelo mundial, muito nos orgulha quer por educar, preservar a nossa flora e fauna ou ensinar a proteger nosso povo e nossa soberania de vizinhos complexos.

O patrono e fundador do CIGS, o Coronel de artilharia Jorge Teixeira de Oliveira veio do sul do Brasil. Nasceu em 03 de junho de 1921, na cidade de General Câmara - Rio Grande do Sul. Inúmeros foram seus feitos e destacadas foram suas atuações, conforme atestam os elogios recebidos de seus chefes, sempre enaltecendo seu espírito inquieto, sua vontade inquebrantável, seu caráter firme e sua competência profissional. Jorge Teixeira de Oliveira, brasileiro provavelmente de diversas origens inspira ainda hoje brasileiros de todas as partes do Brasil e que acreditam que com conhecimento, garra e perseverança o "quase" passe a ser "certeza".

Para capacitar o núcleo inicial de recursos humanos que formaria o corpo docente, o então major TEIXEIRA — " Teixeirão" , como o chamavam os mais próximos — e uma equipe de militares foram enviados ao Panamá e tornaram-se os primeiros "jungle experts" brasileiros no Jungle Operations Training Center (USAJOTC). Após o curso, o Major ( na época) Teixeira iniciou um trabalho fantástico de erguimento da estrutura que redundou na formação, em curtíssimo prazo, da primeira turma de guerreiros de selva, em 19 de novembro de 1966.

Mantido e administrado pelo Exército Brasileiro, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) foi criado em 02/03/1967.Como primeiro Comandante do CIGS, coube-lhe a escolha, a delimitação da área da sede do campo de instrução e a construção dos pavilhões que deram personalidade ao Centro de Instrução de Guerra na Selva.

Sua atuação e comportamento transcendeu a vida militar, tendo conquistado o carinho e admiração a população amazonense, que certa de sua sinceridade de propósitos e de seu valor, agradecida pelos inúmeros feitos e benefícios que a sua atuação trouxe para o Estado, outorgou-lhe, numa prova eloqüente de reconhecimento e de gratidão, o honroso título de Cidadão do Amazonas, que lhe foi entregue pela Assembleia Legislativa do Estado.

A ele também se deve o brado de Selva! Conta-se que na época de sua criação, o CIGS não dispunha de ficha de serviço de viatura em seus primeiros dias, o que levava à sentinela perguntar o destino das viaturas que saiam do quartel. Quase sempre recebia uma resposta apressada e lacônica — Selva! — era seu destino. A resposta curta, tão repetida, fez-se saudação espontânea e vibrante, alastrou-se, expandiu o seu significado, ecoou por toda a Amazônia contagiando a todos com o mesmo ideal.

O CIGS, além do ensino em guerra na selva conforme doutrina brasileira para militares de todas forças armadas brasileiras, também presta serviços gratuitos à comunidade de Manaus, tais como aulas teórico-práticas de preservação do meio ambiente e fauna amazônica e recuperação de animais para devolução ao seu habitat natural. O CIGS possui um zoológico e recebe cerca de 5000 visitantes por mês, entre turistas, estudantes e comitivas nacionais e internacionais.







Faleceu em 28 de janeiro de 1987

Viste o Zoológico do CIGS – Centro de Instrução de Guerra na Selva* (1/13/1999/000105-9) mas RESPEITE A SELVA E A NATUREZA POIS DEPENDEMOS DELA
Avenida São Jorge, 750 – São Jorge – CEP: 69033-010, Manaus – Amazonas (AM)
Telefone: (92) 2125-6400 / (92) 2125-6448? / (92) 2125-6464 / (92) 2125-6460
Ingressos: R$ 2,50 adulto, crianças até 12 anos não pagam, mas devem estar acompanhadas de responsáveis.
De terça-feira a domingo das 9 às 16:30 horas. Home-page: www.cigs.ensino.eb.br

Tal especialidade, o combate na selva, irá ser comentada em um futuro post. Lembramos que o combate em selva faz parte do conhecimento de soldados de forças especiais, porém somente o soldado de selva não pode ser considerado um soldado de forças especiais, embora seja um combatente mortal em ambiente de selva.

Selva!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro/a visitante.
Agradeço por visitar o blog mente de comandos.Escreva e deixe a sua mensagem se desejar,lembrando de questionar,perguntar e comentar de modo educado e respeitoso.Retorne quando quiser.