sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Saiba mais sobre o Special Boat Service (SBS), os Navy Seals do Reino Unido



Você provavelmente já ouviu falar sobre o SAS, a unidade de forças especiais mais renomadas dos militares britânicos que se tornou famosa em maio de 1980 como resultado de seu envolvimento heróico no cerco da embaixada iraniana (assista um filme no cinema sobre eles. Leiam mais aqui) .

Mas o que você sabe sobre o SBS? O ramo das forças especiais da Marinha é igualmente qualificado e igualmente secreto sobre suas operações. O SBS possui como equivalente  os US Navy Seals (EUA), Shayetet 13 (Israel) e o GRUMEC (Brasil).

O SBS, ou o Special Boat Service (Serviço de Bote Especial no nosso idioma), principalmente recrutas dos Royal Marines commandos, uma parte dos militares já considerado uma força de elite. O SAS aceita militares de todas as unidades e setores, do Royal Marine Commando ao cozinheiro, MAS desde que passe no longo processo seletivo e atue como boa conduta por ano depois de receber a boina cor de areia (processo sem formaturas e pompas).

O SAS faz deste modo para manter a humildade do militar. Aceita militares de todos as unidades pois o diferencial do soldado que combate a guerra irregular é a criatividade e pensar diferente dos demais.

Apesar de sua natureza secreta, o SBS assimo como o SAS, começou durante a Segunda Guerra Mundial como uma unidade especializada do Exército treinada para realizar operações anfíbias difíceis. Os Navy Seals, Comanf e Grumec nem existiam ainda naquele tempo.

O principal papel do SBS é reunir informações sobre objetivos, determinar a direção do fogo da artilharia naval e operar como uma unidade de combate ao terrorismo marítimo.

No nascimento da unidade, os homens trabalhariam em pares, remando a terra em pequenos botes lançados a partir de submarinos para sabotar as linhas de trilho e comunicação inimigas.

Eles também plantariam minas em navios inimigos, usando a habilidade de trabalharem disfarçados e utilizar o elemento de surpresa como meio de fazê-lo.

O SBS ainda desempenha um papel ativo, embora muito secreto, nas operações militares; Eles serviram recentemente no Afeganistão e no Iraque.



Enquanto em solo afegão, os relatórios sugeriram de uma invasão da SBS aonde eles resgataram dois soldados italianos capturados pelos talibãs.

Infelizmente, em 2012, a SBS falhou em sua operação para resgatar o refém britânico Christopher McManus e seu colega italiano quando foram levados como captores na Nigéria.

Infelizmente, ambos os homens foram mortos pelos homens armados que os mantiveram.

Rivalidade
Não surpreendentemente considerando que ambas as organizações acreditam ser as forças militares de elite do mundo, existe uma rivalidade de longa data entre o SAS e o SBS.

Mas não há duvidas de que o Serviço de Barco Especial tenha que passar por um dos processos de seleção mais difíceis do planeta.

Começando com quatro semanas de testes de resistência, isso é projetado para "eliminar" qualquer pessoa sem o nível de aptidão necessário.

O teste de resistência termina em uma marcha de 40 km para ser concluída em menos de 20 horas, enquanto carrega bergens  (mochilas) pesados.

Eles também serão submetidos a treinamento da selva, que é projetado para empurrar os recrutas para os limites de sua resistência, pois eles são forçados a navegar, patrulhar e sobreviver nas densas selvas de Belize.

Provavelmente, o elemento mais difícil do processo é o curso de sobrevivência de combate de quatro semanas.

Aqui, as tropas serão ensinadas sobre técnicas de fuga e evasão antes de embarcar em exercícios onde foram "capturados" pelas tropas inimigas e submetidos a interrogatórios intensos.

Aqui, eles serão privados de comida, água e sono, colocados em posições de estresse e submetidos a explosões intermitentes de ruído, após o que serão interrogados.

Além de fornecer seu nome, data de nascimento, número de série e classificação, eles só podem responder perguntas com a resposta "Não posso responder a essa pergunta".

O estágio final de treinamento é o Curso de Treinamento em Canoas, que se concentra nas habilidades específicas do SBS, principalmente demolições subaquáticas, reconhecimento de praia e técnicas de levantamento.

O meio primário que o SBS usa para realizar suas operações secretas continua a ser a canoa.

Este pequeno barco oferece o meio perfeito para deslizar silenciosamente através da água, invisível e inaudito pelo inimigo desavisado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro/a visitante.
Agradeço por visitar o blog mente de comandos.Escreva e deixe a sua mensagem se desejar,lembrando de questionar,perguntar e comentar de modo educado e respeitoso.Retorne quando quiser.