terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Assaltos em Santa Catarina: Quando os governantes e o povo abandonam a importância da segurança


Os excelentes precursores paraquedistas (acima), a primeira tropa de  forças especiais do Brasil, foi usada com sucesso para reconhecimento e incursões  no combate aos narcoterroristas em favelas. Mas outras medidas a longo prazo com o apoio de civis e locais precisam urgentemente ser tomadas.

Quando a pandemia iniciou e  as pessoas assustadas estocavam mantimentos desesperadamente  e lembro de ter visto um post na internet um norte-americado que vive no isolado Alasca postando: "Se você  for incapaz de defender o que possui, tudo o que você possui é meu".

Em resumo: sem uma sociedade com uma segurança pública organizada e pessoas incapazes de se defender, impera a lei do mais forte e este pode ser a vir um meliante.

Inicialmente, este blog tratou sempre sobre forças especiais e não falamos muito sobre a segurança pública dos estados do Brasil. Unidades especias e forças armadas foram usadas como unidades policiais no Brasil recentemente e isso inclusive aconteceu em outros lugares. Mas isso somente parece  não ser o bastante.

Os recentes acontecimentos no estado de Santa Catarina e eventos passados no RJ e SP deveriam instigar um debate nos brasileiros sobre o importante papel dos agentes de segurança, neste caso especialmente sobre a necessidade absoluta de policiais operacionais e gestores com um eficiente sisema de inteligência que saibam se aliar aos civis visando um trabalho a longo prazo combatendo o crime organizado, narcoterroristas e afins.

Aos leitores e leitoras: Estes tipos de crimes violentos NUNCA deveriam ser vistos como algo normal em qualquer estado brasileiro.

Vejo paulistanos e cariocas celebrando os assaltos em SC como formar de zombar dos outros estados ou arrotando uma soberba por viverem em estados violentos devido ao narcoterrorismo e por isso pensam serem mais fortes.Os mesmos paulistanos e cariocas nunca deveriam achar este tipo de crime normal. E favelas, bandidos, crime e pobreza NUNCA deveriam ser romantizados como lugares bom de se morar e exemplos de vida. 

Este tipo de mentalidade do POVO precisa mudar. ISTO NUNCA DEVERIA SER ASSIM e mostra o caos e os valores invertidos em que nos encontramos nos dias de hoje.

Os recentes assaltos em SC e outras cidades do Brasil mostram que os meliantes devem ser vistos e combatidos como o que são: meliantes. 

Acredito que esta situação desoladora seja fruto de governos negligentes com a segurança que deixaram o país de forma direta e indireta por anos nas mão dos chefes do narcoterrorismo, financiados por criminosos de colarinho branco. Provavelmente tendo alguns envolvidos com governantes. 

O povo infelizmente desconhece o trabalho importante das policiais e forças armadas e muitos as critciam sem se informar. Muitos inocentes acham que vivem em uma terra prometida e que tudo vai se ajeita ao andar das carroças sem planejamento. Negligenciam a vida que possuem muitas vezes pois "isso somente acontece com os outros" e para serem do contra, apoiam os criminosos.

Infelizmente, alguma minoria de policiais fazem parte de quadrilhas e jogam no lixo a honra de servir e proteger o povo. Outros limitam-se a pensar  INOCENTEMENTE que o trabalho dos policiais e militares limitam-se a incursões sem limites e não  consdieram ações de inteligência e nem tampouco o trabalho a longo prazo buscando o apoio dos locais.

Outros partidos como PT e PSOL usam e abusam de relavismo moral com o seu "tude deve ser permitido" e combatem o trabalho de bons policiais inclusive com professores militantes em univerisdades.

Tudo isso deve mudar urgentemente se o povo quiser viver em paz.

Lembremos: Em geral a policia está sucateada e de mãos amarradas pelo garantismo jurídico dos indicados por certos governantes. 50, 60 criminosos bem organizados e com armamento militar sitiando uma cidade importante de SC como aconteceu em SP e RJ mostra o descaso com que tratamos a nossa segurança e setores de inteligência, sendo isso administrado terrivelmente pelo Estado que por sua vez não anda sendo muito eficiente.

Filmagens abaixo: O pessoal brincando no chat da live numa situação dessas demonstra uma atitude vergonhosa.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro/a visitante.
Agradeço por visitar o blog mente de comandos.Escreva e deixe a sua mensagem se desejar,lembrando de questionar,perguntar e comentar de modo educado e respeitoso.Retorne quando quiser.